Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

O outubro é rosa, mas o câncer de mama não!

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 11h35 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 11h44 | Acessos: 17

  

Todas querem amor e cuidado, então, comece você mesma, por você, use suas mãos, se toque, se olhe, se sinta. Não deixe para amanhã, o que pode ser prevenido hoje! O autoexame é a melhor forma de prevenção do câncer de mama.

 

Como sabemos, o câncer de mama atinge por ano mais de 50 mil mulheres e a prevenção contra esse tipo de câncer é mais do que necessário. A partir da prevenção do câncer de mama é possível reduzir os números de casos registrados e mortes. O mês de outubro, representado por um laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra o câncer de mama, é dedicado para campanhas de sensibilização, conscientização e estimular a importância do diagnóstico precoce para fortalecer a sociedade com participação na luta contra essa doença. Além disso, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de obter êxito positivo no tratamento, porque a campanha reforça a necessidade de toda mulher conhecer suas mamas e saber como fazer o autoexame.

Caso tenha dores, manchas ou vermelhidão na região das mamas consulte seu médico imediatamente, visto que a doença na etapa inicial terá as maiores chances de cura. Faça seus exames periodicamente, e sempre que puder oriente outras pessoas de forma correta. Além disso, através de uma boa alimentação saudável praticando exercícios físicos que ajudam a manter uma boa forma corporal e evitando o consumo de bebidas alcoólicas são alguns dos principais hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de mama.

Afinal, os trabalhos do dia a dia muitas vezes são muitos, mas não se esqueça de cuidar da saúde e do seu bem-estar, pois o ato de prevenir vai além de uma campanha anual, é uma luta diária e essa luta não pode parar, e prevenir é uma melhor maneira de lutar. Prevenir começa nos pequenos detalhes, e para se cuidar-se é o melhor caminho de se amar e ser feliz. Participe você também dessa campanha “Outubro Rosa”. Se cuidar também e um ato de demonstrar o amor, pois a vida é bem mais bela e doce quando a gente se cuida.

 

Viva o Outubro Rosa, Ame-se; Cuide-se e Previna-se!

PIBID Biologia e Química – IEAA/UFAM

Fim do conteúdo da página