Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > SNCT 2018

SNCT-2018

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 21h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 09h35 | Acessos: 225

A Região Amazônica apresenta uma configuração de acesso muito peculiar. O maior estado brasileiro conta com apenas sessenta e dois municípios distantes entre sim em centenas de quilômetros. O acesso entre esses municípios na maioria das vezes não se dá por via terrestre, mas por meio dos rios, lagos e igarapés que são as vias predominantes na região. Essa configuração faz com que o tempo de viagem aumente consideravelmente, dificultando a comunicação e o acesso à informação às áreas ribeirinhas. Diante dessa realidade, e dando continuidade às SNCT ocorridas em 2014 e 2015 no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/ Universidade Federal do Amazonas - UFAM, a proposta para a III SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA que acontecerá em 2018, nessa mesma instituição, tem como objetivo divulgar e popularizar conhecimentos científicos e tecnológicos na região Sul do Amazonas à sociedade não especializada contribuindo para a redução das desigualdades.

Para tanto o evento integra diversos parceiros: Secretaria de Educação do Município de Humaitá – SEMED, Associação de Pais e Amigos do Excepcional – APAE, Humaitá – AM, Associação Clube de Mães Unidas e Criativas da Olaria, Humaitá – AM, Instituto Federal do Amazonas – IFAM, Humaitá, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira – AM, Fundação Nacional do Índio – FUNAI e Escola Estadual Santo Antônio do Matupy - Distrito do Santo Antônio do Matupi – Canutama, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Apuí – AM. Contando com essas parcerias o evento se propõe a realizar diversas atividades como: palestras, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa.

Um dos eixos norteadores do evento é a inclusão dos diferentes segmentos da sociedade. Dentre os segmentos sociais vulneráveis, as mulheres, os negros, os povos do campo e indígena ainda possuem pouco protagonismo em diversos setores da sociedade. Nessa perspectiva, a proposta visa contribuir com a reflexão acerca do papel de todos esses segmentos na Ciência e no mundo do trabalho.

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM
Campus Vale do Rio Madeira